domingo, 21 de junho de 2026

Governo anuncia aumento da mistura de etanol na gasolina para 32% a partir de quarta (24)

 

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
Geraldo Alckmin, vice-presidente da RepúblicaCadu Gomes/VPR

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou neste sábado (20) que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará dos atuais 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). A declaração foi feita durante evento realizado em Dom Aquino, no Mato Grosso, para a entrega da primeira etapa da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo e do Terminal da BR-070.

A expectativa do mercado era que a medida fosse analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião marcada justamente para o dia 24 de junho. Com o anúncio, o governo sinaliza o avanço da política de ampliação do uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira.

Segundo Alckmin, a ampliação da mistura tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor, além de gerar benefícios ambientais e econômicos. De acordo com o vice-presidente, o aumento da participação do etanol contribui para a redução das emissões de gases poluentes e fortalece a cadeia produtiva ligada ao agronegócio e à produção de combustíveis renováveis.

O setor sucroenergético aguardava há meses a definição sobre a elevação da mistura, considerada estratégica para ampliar a demanda por etanol e estimular novos investimentos na produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário